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Marketing Digital no Instagram(2020)

Marketing Digital no Instagram como estrutura única na sua estratégia de Marketing, será que é possível? Neste artigo vou te mostrar como usar apenas o Instagram na sua estrutura de Marketing Digital, com quatro passos simples e completo. Você verá como atrair público qualificado, e fazer esse público querer comprar o seu produto.

Passo a Passo Completo

Atualmente o Marketing Digital possui quatro pilares centrais que são: Tecnologia, tráfego, conversão e produto. No Instagram o Marketing Digital também se baseia nesses quatro pontos.

Passo 1: Tecnologia no Marketing Digital

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O primeiro ponto é a tecnologia, que é muito simples, considerando as funcionalidades do Instagram. Você precisa apenas saber usar a ferramenta ao seu favor, saber postar uma imagem, saber criar uma imagem de qualidade, que você pode fazer utilizando o Canva, por exemplo. Além disso é importante também saber usar o Stories e saber como criar uma Bio matadora.

A Bio é onde as pessoas vão ter o primeiro contato com o seu perfil, por isso precisa ser bem objetiva.

Passo 2: Tráfego

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O Segundo passo é o tráfego, que dentro o Instagram está ligado a atrair seguidores. Quanto mais seguidores no seu Instagram, melhor! Desde que esses seguidores sejam reais e engajados com você. Para atrair seguidores para o seu Instagram você vai publicar conteúdo que o seu público tem interesse.  Por exemplo, se você está em um nicho e quer atingir pessoas que tem interesse em dietas Low Carb, você terá que criar conteúdo no seu perfil do Instagram que tem relação a isso.

Você pode publicar conteúdos como, principais alimentos que ajudam na dieta Low Carb, alimentos que você não pode comer quando faz Low Carb, alimentos liberados na Low Carb, jejum intermitente… Enfim, são inúmeros conteúdos dedicados ao seu nicho. Sua estratégia e sua comunicação devem estar direcionadas para um grupo de pessoas que tem esse interesse em comum.

No meu caso por exemplo, quero atingir pessoas que tem interesse em trabalhar com Marketing Digital, ter um negócio online, renda extra, que estão insatisfeitos com o seu trabalho atual ou que estão desempregados, em busca de uma oportunidade.

Uma boa opção é pesquisar no próprio Instagram por perfis que também querem atingir o mesmo público que você e ver quais são os conteúdos que esses perfis estão publicando. Você pode também pesquisar em outras mídias, como no Youtube.

Depois de analisar seus concorrentes, você pode fazer um pequeno vídeo de até 15 segundos e publicar no seu Stories ou você pode fazer um vídeo maior e publicar na IGTV do Instagram, além de publicar um post com um texto, detalhando uma receita, por exemplo. 

Outro ponto importante para atrair seguidores para o seu Instagram, é o uso de hashtags, que você pode acessar através do site Top Hashtags ou Ingramer, e pesquisar por expressões relacionadas ao seu nicho.

A publicação de conteúdo precisa ser recorrente e sempre que postar algo, coloque um CTA, faça seu seguidor tomar uma atitude, seja uma curtida ou um comentário, não tenha vergonha de pedir para compartilhar ou salvar seu conteúdo, isso melhora muito o engajamento do seu perfil e ganha mais seguidores.

Outra coisa importante para ganhar seguidores, é interagir com outros perfis do seu nicho, curtindo, comentando, seguindo, começa interagir com essas pessoas e vai perceber que começam a seguir seu conteúdo também.

Use as caixas de perguntas dos stories para criar mais proximidade com as pessoas que seguem você, além de demonstrar que por trás desse perfil profissional existe uma pessoa.

Uma outra forma é a retenção, onde você faz com que as pessoas fiquem no seu perfil olhando o seu conteúdo, com isso o Instagram te premia e te publica pra mais pessoas, mas para isso você precisa criar conteúdo adequado pra sua audiência, através de carrosséis, que é uma sequência de conteúdo.

Além disso sempre colocar uma legenda na publicação que você fizer, utilize esse espaço para colocar uma legenda grande e bem detalhada, use o máximo que puder, pois aumenta o tempo que as pessoas ficam paradas no seu post.

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E se você tem uma grana para bombar seu insta, você pode promover uma publicação sua para que o Instagram mostre o seu conteúdo para mais pessoas. É claro que ninguém quer ficar queimando dinheiro num anúncio que talvez não esteja muito bom, então capriche no conteúdo e vai dar tudo certo. Tudo isso nada mais é que geração de tráfego, que no caso do Instagram é atrair seguidores, conteúdo, interação, retenção,
engajamento e anúncios.

Passo 3: Conversão

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Agora vamos falar de conversão, que são as estratégias para você motivar o usuário do Instagram a comprar de você. Para motivá-los a sair do Instagram e comprar alguma coisa de você, existe alguns passos importantes.

Essa motivação é feita visualmente, ou seja, você precisa mostrar os benefícios das coisas que você vende, deixar isso bem claro nas publicações que você fizer, vídeos, stories.

Marketing Digital é o nicho que eu trabalho hoje, qual é o benefício que eu vendo? O benefício que eu vendo é a despreocupação financeira, viagem, trabalhar em casa, ficar tranquilo financeiramente, e para mostrar isso eu tenho que postar conteúdos viajando, com meus cachorros no meio dia, com minha família. São essas coisas que motiva as pessoas a querer uma mudança de vida para elas também, e meu papel é ser um mentor, uma pessoa que possa guiar as pessoas para esse caminho.

Outra coisa importante são depoimentos, é importante que as pessoas vejam outras pessoas também mudando a vida delas. Essas provas sociais vão dizer se seu produto é bom e funciona.

Você também pode fazer promoções, e com isso ativar gatilhos mentais, como escassez, urgência, por exemplo, oferecendo seu produto com desconto, por um período curto.

Uma coisa que dá bastante certo também é um processo de funil, com isca digital por exemplo, que pode ser um e-book com informações valiosas, uma aula, uma consultoria, alguma coisa que você dá de graça pra pessoa em troca dela fazer alguma coisa pra você, que na maioria dos casos é deixar o e-mail para você ou Whatsapp.

E é muito simples, você posta um conteúdo, pede para pessoa deixar um email ou Whatsapp, que você vai mandar um conteúdo gratuito para ela. Ou ainda, você pode colocar uma página de captura no link da Bio e pedir para as pessoas clicarem. Isso sem falar dos stories, que você pode fazer uma oferta com uma chamada pra ação e quando tiver 10 mil seguidores ou mais, pode começar a usar a função “arrasta para cima”.

Passo 4: Produto

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O quarto passo se trata do produto, e o que que o Instagram tem a ver com o seu produto? Se você for um estrategista muita coisa. Primeira, você pode melhorar o seu produto com as informações que você obtém dos seus clientes, através das perguntas nos stories, por exemplo, O que você gostaria de ter em tal produto?, elas vão responder coisas que você nem pensou sobre o seu produto. Que pode ser detalhar mais sobre um determinado assunto do seu curso ou incluir um módulo que seria importante para os seus alunos. 

Com essas informações que você consegue através do Instagram, você pode inclusive lançar um novo produto, ou uma aula bônus para atrair mais clientes, um ebook completo apenas com este assunto, enfim, são muitas possibilidades com as informações adquiridas.

Conclusão

Esses 4 passos com certeza irão te ajudar a melhorar seu desempenho nas redes sociais e vender mais, afinal, esse é objetivo, vender mais, conquistar a confiança do seu público, ser reconhecido como alguém que ajuda e não foca só em empurrar produtos.

Seja o mentor dos seus clientes, esteja pronto para ajudar quando precisar, ensina o que sabe, mostra que seu produto vai mudar a vida deles e sempre terá pessoas que indicarão você sempre que precisar.

Caso você não saiba como começar, é iniciante tenho duas opções ótimas para você.

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Sobre o Autor

Leonardo Silva
Leonardo Silva

Empreendedor Digital e criador do Blog Liberdade Digital

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