Para facilitar o estudo da mente humana e entender a capacidade do indivíduo de modo mais abrangente que a lógica-matemática, o psicólogo Howard Gardner, nascido no Estado da Pensilvânia em 1943, propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas no ano de 1980, que considera a existência de 9 tipos de inteligência.

Ele propôs que todas as pessoas têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências e que essas inteligências podem servir como como base para que as pessoas se encaixem nas áreas de atuação corretas e dessa maneira se sentir mais à vontade para trabalhar e para desempenhar as suas funções.

No geral, as pessoas já têm uma habilidade natural e cabe a cada um explorar isso segundo a sua capacidade. Para isso, conhecer esses nove tipos inteligência é essencial para se conhecer mais como pessoa e como profissional, além de saber o que é bom para você e onde você vai atuar da melhor forma.

Tipos de Inteligência

1. Lógico-matemática

Se você possui essa inteligência, provavelmente você tem habilidade em matemática e raciocínio lógico, que parte dos Testes de QI se apoiam para determinar se uma pessoa é inteligência ou não. Essa inteligência é muito mais percebida em pessoas de exatas que atuam em áreas como, engenharia, estatística e inteligência de dados.

Nessas carreiras, pessoas com essa inteligência conseguem se desenvolver muito mais, pois já tem pré-disposição a aprender de maneira mais eficiente.

2. Inteligência Espacial

Esta Inteligência está ligada à disposição de reconhecer e manipular situações que envolvam percepções visuais. Se você consegue lidar com objetos e com a sua organização e visão sobre diferentes perspectivas, provavelmente você tem esse tipo de inteligência, que permite uma pessoa dizer com precisão quantos metros tem um lugar.  

Pessoas com esse tipo de habilidade, desempenham melhor papel em profissões como arquitetos, designers, engenheiros ou piloto de avião, que realmente precisam ter uma noção mais detalhada do espaço a sua volta.

3. Inteligência linguística

Se você tem habilidades de se comunicar bem por meio da escrita, é bem provável que você possui este tipo de inteligência. Pessoas que têm esse tipo de inteligência desenvolvem melhor habilidade da escrita, da leitura e do aprendizado de idiomas e ter mais facilidade de ser poliglota.

As pessoas que têm esse tipo de inteligência, podem ser escritores, tradutores, jornalistas, diplomatas, executivos, diretores, ou seja, abrange uma grande área.

4. Inteligência Musical

Essa inteligência está ligada exatamente à compositores, cantores e atores. Se durante essas atuações não tiver uma metodologia não haverá integração entre as partes e não será possível um complementar o outro.

Não é apenas atuar e não saber cantar, ou compor e não saber tocar ou cantar, o que é primordial nessa Inteligência.

5. Inteligência Corporal

Esta inteligência está atrelada a facilidade para controlar os movimentos do corpo. Pessoas com esse tipo de inteligência consegue muito mais sucesso trabalhando como dançarinos, atletas e outros tipos de profissionais do esporte.

Dançarinos e atletas são os principais expoentes desse tipo de inteligência e que mais tem facilidade para se destacar. Além disso, quem tem esse tipo de carreira não é muito valorizado pela nossa sociedade, entretanto, as pessoas que nascem com esse tipo de inteligência e desenvolvem habilidades acima da média, tendem a obter enorme sucesso.  Um exemplo disso pode ser o Neymar, que fatura milhões de euros jogando futebol.

6. Inteligência Intrapessoal

Pessoas com essa inteligência tem a capacidade de entender a si mesmos e se autoavaliar. Dessa forma, essas pessoas conseguem com muito mais facilidade enxergar seus pontos fortes e fracos e assimilam melhor suas questões internas.

Essa inteligência permite que as pessoas que a tem se desenvolvam mais rápido, pois conseguem perceber melhor onde estão errando. Costumam ser pessoas mais humildes e mais propícias a assumir responsabilidades.

7. Inteligência Interpessoal

Esta inteligência envolve a capacidade de se relacionar de forma tranquila com outras pessoas, ser comunicativo e sociável. Profissionais que possuem essa inteligência, desenvolve muito bem em áreas como vendas, relações públicas, Psicologia ou terapia.

É uma inteligência que se encaixa automaticamente com essas profissões. Se a pessoa que executa alguma dessas funções não souber se relacionar, não pode executar suas tarefas com sabedoria e eficiência.

8. Inteligência Naturalista

As pessoas com esse tipo de inteligência tendem a ter mais compreensão da natureza, dos processos que ocorrem na natureza, além de ter uma paixão imensa em áreas como, Agronomia, Engenharia Florestal, oceanografia, biologia, entre outras áreas ligadas às ciências naturais.

Se você tem um amigo ou conhece alguém que ama animais exóticos, como Iguanas, com toda certeza ele possui esse tipo de inteligência.

9. Inteligência Existencial

Está ligada às pessoas com grandes questionamentos sobre a existência e vinculado ao desejo de entender. Quem tem essa inteligência, normalmente segue caminhos para áreas da sociologia e filosofia, buscando respostas para suas questões.

Além disso, essa inteligência ajuda nas habilidades de comunicação e relacionamentos, pois permite entender melhor o indivíduo e dessa forma, é interessante que todos desenvolvam essa inteligência para aplicar em suas carreiras.

Veja também:

Conclusão

Esses são os tipos de inteligência que conhecemos até o momento, o que pode mudar no futuro, dependendo dos avanços de pesquisas relacionadas a psicologia.

É importante entendermos como funciona cada inteligência, pois isso pode facilitar nosso arranjo na sociedade e como podemos nos aproveitar disso, focando energia naquilo que somos bons.

Quais os tipos de inteligência que você possui? Lembrando que cada indivíduo pode possuir todas elas. Deixe um comentário sobre seus tipos de inteligência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *